sábado, 22 de maio de 2010

O SIM de Maria


"Maria representa modelo, desvelo, carinho, inte­resse, dedicação e fidelidade. Em Caná, enquanto mui­tos bebiam, ela estava atenta aos detalhes. Na cruz, todos fugiram ou se sentiram fraudados com a morte do Mestre; ela permaneceu ali, quieta, com o coração partido, em lágrimas. As lágrimas silenciosas de Maria... 

Lendo-se os documentos da Igreja primitiva, no­tam-se os traços da passagem de Maria; vemos Maria em Pentecostes; sentimos Maria nos passos das primei­ras comunidades cristãs. Atrás daquela Igreja, forte e perseguida, incipiente e predestinada, notava-se uma força, um vigor, uma animação, um silêncio ...
No grande silêncio de Maria, Cristo cresceu e se fez homem; no grande silêncio de Maria, ele morreu e ressuscitou; no grande silêncio de Maria, a Igreja nas­ceu e frutifica até hoje... "
(Extraído do livro Deixei meu Barco na Praia.)


O "SIM" E O "NÃO" TÊM SUAS CONSEQÜÊNCIAS
o "SIM" de Maria foi maravilhoso, permitiu o nas­cimento de Jesus. Mas teria conseqüências terríveis para ela: ser mãe num estábulo (Lc 2,1-14), ouvir as previsões de Simeão (Lc 2,33-35), fugir para o Egito em defesa do filho perseguido (Mt 2,13-18), sofrer a sua perda (Lc 2,41-52), presenciar a morte prematura do Filho, pendente na cruz (Jo 19,25-27).
Todo "SIM" dá lugar a que o plano de Deus se realize, mas traz conseqüências, encargos, cruzes e, muitas vezes, sofrimentos para quem o diz. Todo "SIM" a um chamado de Deus traz responsabilidades, mas também realizações e paz.
Pela concepção de Jesus, Maria teve em si a confirmação (crisma) do Espírito Santo em seu cora­ção, pois se entrega imediatamente ao Senhor para servi-Io, não apenas como aquela que gera seu Filho, mas que serve a todos.
[Após seu "Fiat" - "Eu sou a serva do Senhor, aconteça-me segun­do a tua palavra" (Lc 1,38) -, Maria parte para "uma cidade de Judá, a fim de servir sua prima Isabel" (Lc 1,39ss). Essa atitude de servir ao próximo é própria daquele que tem em si o Espírito de Deus, e Maria é plena Dele. Ele age dentro dela e por meio dela, a ponto de João Batista, ainda no seio de Isabel, ser também bati­zado no Espírito e, assim, ungido para sua missão de profeta do Altíssimo (Lc 1,76), O cristão pleno do Espírito deve também levar Jesus aos irmãos e ser profeta de Deus no mundo de hoje.

UMA ENTRE TODAS FOI A ESCOLHIDA

Uma entre Todas foi a Escolhida, Foste Tu Maria serva preferida Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador.

Maria cheia de graça e consolo, venha caminhar com teu povo Nossa Mãe sempre serás. (bis)

Roga pelos pecadores desta terra. Roga pelo povo que em seu DEUS espera. Mãe do meu Senhor. Mãe do meu Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário