domingo, 14 de dezembro de 2008

CRISMA – SACRAMENTO DA MATURIDADE CRISTÃ!






O sacramento da Crisma nos faz profetas e testemunhas desse novo tipo de vida: o Reino de Deus.
Pela Crisma recebemos uma nova graça que revigora nossas forças, nos confirma no batismo e nos faz anunciar, com maior consciência, nosso compromisso de fidelidade à aliança. O crismando prepara-se para receber instruções mais sólidas sobre sua fé e seu comprometimento com a comunidade. Prepara-se para receber as graças de que precisa para viver e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Para viver seu cristianismo numa sociedade impregnada de materialismo. Prepara-se para usar com sabedoria o dom do Espírito Santo recebido no Batismo.
O crismado torna-se profeta. Por isso, ele é um militante no Reino de Deus.
O profeta é uma pessoa guiada pelo Espírito Santo e comprometida com Deus e com sua comunidade. O profeta é um homem ou uma mulher que fala ao povo, à comunidade em nome de Deus e que procura ele mesmo, ela mesma, viver aquilo que anuncia. O profeta é uma pessoa que pode criar problemas e choques na sociedade em que vive porque anuncia e denuncia.
Anuncia verdades que podem não agradar, como por exemplo, a injustiça social (Puebla diz que essa injustiça social é gritante e clama diante de Deus).
Denuncia à opressão, a falta de liberdade, a miséria moral, econômica e política a que é relegado o povo. Denuncia a exclusão!
Portanto, ser profeta e testemunha do Evangelho não é nada fácil. Muitos cristãos já compreenderam isso. São os que vivem seu batismo. Eles dão a própria vida para serem fiéis.
Proclamar as realidades do Reino exige muito. Será que o cristão pode deixar de aceitar uma missão a que foi chamado no dia do batismo?
A estrada é longa, mas não podemos desanimar. A Crisma nos prepara para a luta! Encoraja-nos e dá esperança.
A cerimônia da Crisma é para celebrar a entrada do cristão na maturidade da fé. Ele é apresentado à comunidade como alguém responsável por sua própria fé. Apto a ser profeta, testemunha de Jesus Cristo e continuador de sua missão libertadora.
A unção com óleo na fronte do crismando significa que ele está pronto para assumir sua própria vida de fé e que a comunidade confia no seu bom testemunho.
O crismado é alguém marcado pela força do Espírito Santo. A semente da fé precisa germinar e tornar-se árvore frondosa carregada de bons frutos. Para isso, precisamos de um novo dom do Espírito Santo. Precisamos estar engajados numa comunidade de fé que pratique boas obras.
A Crisma é o sinal de que esse novo dom nos foi dado.



ROSANA PULGA
ANTONIO F. DA SILVA



“O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo dom do Espírito Santo no dia do nosso batismo e revigorado no dia da Crisma”

Um comentário:

  1. Achei otimo. Pena que esta desatualizada/// Atualizem a pagina. Quero visitar mais vezes e achar um conteudo atual.

    ResponderExcluir